Situação "normal" em todas as crises, recessões e até depressões, enquanto os negócios caem e se transformam, muitas marcas aproveitam as oportunidades geradas, seja para manter, seja para fortalecer e ampliar seus shares of mind e market. Como evidenciam exemplos e estudos de grandes consultorias internacionais.
Duas das principais consultorias do mundo, a McKinsey e a Gartner, lançaram verdadeiros "manuais" para enfrentar a crise global.
O da McKinsey é um artigo assinado por 5 de seus líderes sobre "Como os líderes de marketing podem gerenciar a crise do coronavírus e planejar o futuro", no qual fazem um roteiro do que se pode e se deve fazer neste momento, uma vez que "na recuperação econômica da pandemia, o marketing - o elo entre as empresas e seus clientes - terá um papel central".
Depois de mencionar o que pode ser feito em termos de gerência do momento, planejamento do retorno no pós-crise e reimaginar como enfrentar o "novo normal", os autores concluem o trabalho lembrando que "tradicionalmente, o marketing tem sido a função de negócios que melhor entende o cliente e é essencial que os líderes de marketing possam continuar a ser relevantes, pois os clientes mudam e essa área terá um grande papel na determinação de como as empresas irão enfrentar a crise do Covid-19 e atender às necessidades dos consumidores de amanhã".
A Gartner, por sua vez, preparou um paper que já estava em conclusão mas tem tudo a ver com o momento presente e o seguinte: "Como provar o valor do marketing para a empresa", no qual traça um abrangente roteiro de como se pode demonstrar o valor do marketing para os vários níveis e áreas da organização.
Como destacam logo de início "os líderes de marketing têm uma variedade de métricas para medir a eficácia. Mais métricas, porém, não significa necessariamente insights melhores sobre desempenho de marketing. Deixe de lado a atividade da área, na linha de coisas como taxa de cliques ou tráfego e adote métricas que vinculam o desempenho de marketing aos resultados de negócios".
Clique aqui para acessar o artigo de 7 páginas da McKinsey
Clique aqui para acessar o paper de 13 páginas da Gartner
A P&G, segundo maior anunciante do mundo (desde 2017 a Samsung ocupou a posição de liderança que foi dela por muitos anos), decidiu manter e até ampliar seus investimentos em marketing, como forma de assegurar sua "avaliabilidade mental", enquanto a física é afetada.
Quem explicou isso foi Jon Moeller, seu chefe financeiro, lembrando que a situação tanto pode beneficiar suas marcas, por terem sua procura aumentada, como prejudicada, pois os consumidores são mais tentados a experimentar outras.
Falando a investidores, ele notou também que o aumento do consumo das mídias e a redução da publicidade "dobra" a possibilidade das marcas que permanecem no ar obterem melhores resultados.
Além disso, destacou, para um empresa multimarcas global como a P&G, é preciso saber administrar as reduções de alguns setores e mercados com a expansão em outros. O objetivo final é movimentar seus negócios para a frente, não para trás.
A Pizza Hut, por sua vez, segue a mesma linha nas regiões da Ásia-Pacífico e Europa, em especial no Reino Unido, onde lidera o mercado. Depois de alterar sua estratégia para enfrentar os tempos de crise, mudando a forma de operar, oferecendo descontos aos profissionais de saúde e ampliando sua presença na mídia digital, a empresa está trabalhando seus franquiados para que eles mantenham sua pressão de mídia.
Atitude semelhante está orientando o JP Morgan Chase, maior banco do mundo, que lançou nos Estados Unidos uma de suas maiores campanhas em todos os tempos para sua divisão de investimentos, de modo a lembrar seus clientes que a instituição "está aqui para ajudar". A tônica foi a mudança no conteúdo e tom das mensagens, rearranjo de investimentos entre suas linhas de negócios e aproveitamento das oportunidades de mídia, inclusive aumento de descontos.
O Nationwide, por sua vez, um dos grandes grupos de crédito do mundo e líder global no setor imobiliário, está veiculando um ampla campanha no Reino Unido, seguindo seu tema "Vozes" e usando clientes reais para transmitir a mensagem de esperança de que a crise irá passar, mas os fundamentos de ter uma casa própria como base da vida permanecerão. O objetivo, para seu CMO, é simples: fazer a marca sair dessa crise maior do que quando entrou.
Clique aqui para ler a matéria sobre a P&G na The Drum - 4 minutos.
Clique aqui para ler a matéria sobre a P&G no AdAge (para assinantes) - 5 minutos.
Clique aqui para ler a matéria sobre a P&G na Marketing Week - 5 minutos
Clique aqui para ler a matéria sobre a Pizza Hut no The Drum - 5 minutos
Clique aqui para ler a matéria sobre o JP Morgan Chase na Digiday - 5 minutos
Clique aqui para ler a matéria sobre o Natiowide na Marketing Week - 6 minutos
O Datacenter da AdAge teve acesso a um estudo da iSpot.tv, que faz o acompanhamento da veiculação dos comerciais na TV dos EUA, e descobriu uma informação surpreendente: 26% mais marcas anunciaram entre 14 de março e 12 de abril na TV americana nacional. Exatas 6.126 marcas, que foram 1.247 mais que no mesmo período de 2019.
Buscando entender as razões que levaram a essa situação a iSpot concluiu que as principais foram a redução de mensagens mais longas, caras e elaboradas dos maiores anunciantes do país; e as ofertas, feita pelos networks de TV, na antecipação do período de crise, de modo a facilitar a entrada de novos anunciantes e melhor competir com o duopólio digital do Google e Facebook.
Clique aqui para ler a matéria na AdAge (para assinantes) - 5 minutos.
Av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – 6° Andar – Sala 601 Conjunto Nacional – CEP 01311-940
Telefone (11) 4858-8043
© 2021 – CENP – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Control+f5
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 12 months | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
Caio Barsotti é graduado em história e geografia e pós-graduado em marketing pela ESPM. Atuou em agências como Salles, Almap e DPZ, e em veículos como Lance!, Rádio Scala FM, TV Sorocaba (afiliada SBT) e Yahoo!.
Entre 2003 e 2006, na Presidência da República, exerceu o cargo de Secretário de Comunicação Integrada da SECOM-Secretaria de Comunicação Social, desenvolvendo as atividades de coordenação e supervisão da publicidade dos órgãos federais. Durante este período foi membro da diretoria da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes como Vice-Presidente.
Em 2006 assumiu a diretoria comercial das 8 emissoras da Rede Paranaense de Comunicação-RPC (Afiliadas Globo), de onde se desligou para integrar o CENP-Conselho Executivo das Normas-Padrão, entidade que promove e zela pelas melhores práticas comerciais no mercado publicitário, garantindo a existência e a competitividade dos seus agentes (anunciantes, agências e veículos), independentemente do seu porte e recursos.
Atualmente é Presidente do CENP, auxiliando anunciantes, agências e veículos a realizarem negócios em ambiente seguro, transparente, célere e compliance às Normas-Padrão da Atividade Publicitária.
[vc_row][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]
[vc_row][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]
[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”5px”][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]
[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”5px”][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]